Tênis verde 101: Stanley Kubrick pt. I – Laranja Mecânica

Comprou um tênis verde e não pode usar ele?
Quer pagar de “cult” mas tem preguiça de assistir uma cacetada de filmes?
Não tá conseguindo acessar o IMDB pra ver alguma curiosidade?
Assistiu 2001 e não entendeu bulufas?
É só acessar periodicamente o wahdafunk e seguir a série de textos “Tênis verde 101”, que tem como objetivo apresentar de forma rápida e resumida a explicação e curiosidades sobre obras do mundo “cult” e/ou “pseudo cult”, porque sempre tem alguém que facilita sua vida de graça, ou não.

Índice de Stanley Kubrick:

Pt. I: “Laranja Mecânica”
Pt. II: “O Iluminado”
Pt. III: “2001: Uma Odisséia no Espaço”
Pt. IV: Vida do diretor e outras obras.

O primeiro texto da série do diretor Stanley Kubrick não vai se tratar do diretor, mas sim de um dos seus célebres filmes, que é “A Clockwork Orange”, adaptado do livro de mesmo nome, do autor Anthony Burgess, com o título traduzido literalmente aqui no Brasil como “Laranja Mecânica”.

Sinopse básica:

O filme se passa em uma Inglaterra futurista, e conta a estória de Alex, um inteligente porém perturbado morador de Londres, que faz parte de uma das gangues da cidade, e sai pela noite para fazer seus “horror shows”, que envolvem espancar mendigos, estuprar ruivinhas, roubar carros, se meter em brigas com outras gangues entre outras aventuras do barulho.

Minha interpretação do filme:

O próprio Stanley Kubrick disse que se você entendeu completamente a mensagem que ele queria passar em algum dos filmes dele, o trabalho dele foi em vão, ou algo do gênero, não sou um tênis verde de carteirinha, mas não reclame que eu to aqui pra facilitar tua vida.
Para minha pequena e limitada mente, o filme mostra vários lados da violência: o lado daqueles que a praticam, o lado daqueles que a sofrem e o a violência das autoridades/governo aplica para tentar tratar os traquinas que armam altas confusões.

Curiosidades e coisas que você deve saber e dizer sobre a obra:
  • Saiba cantar “Singin' in the rain”;
  • Diga que toda vez que você ouve “Singin' in the rain” a primeira coisa que vem na sua cabeça é Alex pegando agressivamente uma ruivinha;
  • Saiba qual das sinfonias do Beethoven é a de nº 9;
  • O número que Alex recebe ao ser preso: 655321;
  • A gangue de Alex se comunica em inglês porém com algumas palavras de um dialeto próprio, derivado do russo, chamado nadsat.
  • O filme pode se passar em 1995, não se sabe ao certo, porém alguns acreditam nisso pois o carro roubado por Alex é um fictício “Durango 95”;
  • O nome de Alex não aparece no livro, apenas no filme, e há discussões quanto qual é o correto. O citado no filme é “Alexander DeLarge”.
A parte II da série se Stanley Kubrick virá em breve, ou não.


Por Laka.

0 comentários:

Postar um comentário